Segunda-feira, 16 de março de 2015
Ouvir matéria
O secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, cumpriu agenda em quatro ministérios na quarta-feira (11) em Brasília. Ele teve reuniões de trabalho com os ministros Gilberto Kassab, das Cidades; Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa; Kátia Abreu, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Pepe Vargas, de Relações Institucionais.
“Nossa tarefa é fazer esta aproximação entre o Governo do Estado e a União para que possamos acelerar investimentos conjuntos e ter os canais abertos para defender os interesses dos cidadãos paranaenses”, afirma Sciarra.
No Ministério das Cidades, Sciarra reafirmou ao ministro Kassab a disposição do Paraná em trabalhar em parceria com o governo federal em ações nas áreas de habitação (urbana e rural), saneamento e mobilidade urbana.
Para as três áreas o Estado já encaminhou projetos ao ministério em janeiro, durante visita de Kassab ao Paraná. “Estamos acompanhando a tramitação das nossas demandas e encontramos uma equipe muito disposta a apoiar os nossos projetos”, disse Sciarra.
DESBUROCRATIZAÇÃO - Na Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República a pauta foi o processo de desburocratização da máquina pública para facilitar a vida de quem quer empreender e gerar empregos.
O chefe da Casa Civil fez um relato do processo iniciado no Estado para facilitar a vida de empresas e cidadãos. “Começamos a trabalhar num projeto de desburocratização para o Estado e temos uma meta ousada: transformar o Paraná em um exemplo nas mudanças contra a burocracia”, destacou o secretário.
Afif garantiu apoio para a iniciativa paranaense e ressaltou a agenda similar para o plano nacional, principalmente quanto à unificação de cadastro de informações dos cidadãos e agilização de processos de abertura e fechamento de empresas.
"Temos apenas um estado e o cidadão é um só. Hoje, cada ministério, órgão, cartório tem algum registro. O correto é um pacto nacional que unifique as informações sobre cada indivíduo e que ele não precise prestar ao governo, inúmeras vezes, informações que o governo já tem", defendeu o ministro.
LOGÍSTICA - No Ministério da Agricultura, Sciarra levou para a ministra Kátia Abreu demandas da agropecuária paranaense, principalmente em relação ao calendário de medidas que devem ser adotadas para que o Paraná seja declarado área livre da febre aftosa, sem vacinação, até 2017.
Outro tema da pauta foi a melhoria da infraestrutura e logística para acelerar o escoamento da safra paranaense por rodovias, ferrovias e portos. “É uma área que a ministra conhece bem e demonstrou muito interesse em nos apoiar”, avaliou Sciarra.
O secretário disse à ministra que a modernização do sistema logístico do Paraná é uma necessidade urgente para que a economia estadual ganhe mais competitividade.
No encontro com o ministro Pepe Vargas, o chefe da Casa Civil destacou a importância de estreitar os relacionamentos entre os diversos órgãos federais e estaduais. "Estes encontros são importantes, pois contribuem para que haja maior interlocução entre o Estado e a estrutura federal", disse Sciarra.
Fonte: AEN