Economia

Paraná firma compromisso com a província chinesa de Anhui

Quarta-feira, 14 de outubro de 2015


Ouvir matéria

O Paraná e a província chinesa de Anhui firmaram nesta quarta-feira (14) um memorando de entendimento para intensificar o intercâmbio e a cooperação entre os dois estados. O documento foi assinado pelo governador Beto Richa e pela vice-governadora da província, Hua Jianhui, em solenidade na capital, Hefei. O secretário do Comitê Provincial de Anhui, Wang Xuejun, a maior autoridade do governo da província, também participou do encontro.

Um dos objetivos da missão internacional liderada por Richa é fortalecer as relações internacionais do Paraná. O acordo firmado com a província de Anhui envolve áreas como educação, inovação, transporte urbano, energia e agricultura. Além disso, a cooperação entre os dois governos deve, também, acelerar a implantação de várias frentes de trabalho e promover encontros com as empresas de Anhui que contam com projetos imediatos para o Brasil.

“O intercâmbio comercial, científico, cultural e artístico entre as nações é o atalho mais curto para a prosperidade e o desenvolvimento social e econômico”, afirmou o governador na solenidade. “Existe um amplo campo para ações de cooperação entre o Paraná e Anhui nas áreas de educação, energia, ciência e tecnologia, mobilidade urbana, agricultura e muitos outros setores”, ressaltou Richa.

O secretário do Comitê Provincial destacou a importância da parceria e da ida do governador Beto Richa a Anhui. Wang Xuejun, que adiou um compromisso na sede de seu partido em Pequim para receber a comitiva paranaense, também destacou o interesse de conhecer o Paraná.

AMBIENTE DE NEGÓCIOS – No encontro, Richa enumerou as características do Paraná, que tornam o Estado propício para investimentos estrangeiros. Além de uma boa localização no Mercosul, mão de obra qualificada, infraestrutura viária e a logística do Porto de Paranaguá, o Estado também oferece segurança jurídica para os investidores privados.

“O Paraná se transformou, nos últimos anos, em um importante centro exportador de veículos, máquinas e equipamentos para a América Latina”, explicou Richa. “Nos últimos cinco anos, o Estado recebeu mais de US$ 10 bilhões em novos investimentos, feitos por empresas atraídas pelo nosso bom ambiente de negócios, a segurança jurídica e a estabilidade política”, disse.

ANHUI – Com uma extensão de 140 mil quilômetros quadrados, a província de Anhui conta com uma população de 64 milhões de habitantes. Está situada no Leste da China. A capital, Hefei, fica a 1.140 quilômetros de Pequim e a 170 quilômetros de Nanquim, uma das cidades mais famosas da China. A sede da montadora Jac Motors está instalada nesta província.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário-geral do Governo, Tang Chengpei; o diretor do Gabinete Provincial de Negócios Estrangeiros, Wang Xin; o diretor do Departamento Provincial de Educação, Cheng Yi; o diretor da Comissão Provincial de Agricultura, Sun Zhengdong; o diretor do Departamento Provincial de Comércio, Zhang Jian; o inspetor da Comissão Provincial de Desenvolvimento e Reforma, Yu Qun; e o vice-presidente Executivo da Jac Group, Wang Zhiyuan.

BOX

Acordo com a Jac Motors viabiliza projetos no Paraná

A comitiva liderada pelo governador Beto Richa também visitou nesta quarta-feira (14) a sede da montadora Jac Motors e se reuniu com os executivos da companhia, localizada em Hefei, capital da província de Anhui. O presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, assinou um acordo com o vice-diretor-geral, David Zhang, para conduzir estudos de viabilidade para implantação de novos projetos da montadora no Paraná.

Pelo acordo, a APD dará o suporte para facilitar os negócios da Jac Motors no Estado, levando em conta o objetivo de reforçar o intercâmbio tecnológico, comercial e industrial entre a China e o Brasil.

POLO AUTOMOTIVO – Beto Richa destacou que o Paraná é, hoje, o terceiro maior polo automotivo brasileiro, com uma ampla rede de fornecedores de autopeças e equipamentos que são usados na fabricação de automóveis, caminhonetes, ônibus e caminhões. Este ambiente facilitaria a atração de investimentos da montadora chinesa no Estado.

“Tenho esperança que, ao fazer uma criteriosa avaliação dos riscos e das perspectivas de retorno de seu novo investimento, a Jac Motors opte pelo Estado do Paraná, como já fizeram mais de cem indústrias desde 2011”, disse Richa. “Certamente, a Jac terá nesta sua nova planta industrial uma importante plataforma para a expansão de seus negócios no mercado interno brasileiro e em outros países da América Latina”, salientou.

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 Veja Também