Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Feira Sabores do Paran fatura R$ 220 mil em Maring
Terça-feira, 17 de maio de 2011
Ouvir matéria
A feira “Sabores do Paraná” realizada durante a 39ª Expoingá, em Maringá, encerrada no último domingo (15), teve um faturamento de R$ 220 mil entre vendas diretas e futuras de produtos da agroindústria familiar paranaense. Em 11 dias de feira, mais de 40 mil visitantes circularam pelos corredores onde estavam expostos os produtos.
Participaram 50 agroindústrias familiares, representando cerca de 120 famílias de agricultores, 30% da região de Maringá e os demais de outras regiões do Estado. Entre as agroindústrias participantes havia um grupo de artesanato (Chica-Chique) e três produtores de flores ornamentais – um de rosa do deserto e dois grupos de orquídeas.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, visitou a feira e constatou a diversidade de produtos da agroindústria familiar do Norte do Estado. Foram expostos mais de 600 itens entre geleias diferenciadas, patês, doces, queijos, vinhos, sucos, salames, defumados, biscoitos, bolachas, temperos, condimentos, pimentas, conservas, batata chips, mandioca chips, banana chips, café, mel, derivados de cana de açúcar, lingüiça de soja e outros.
A feira “Sabores do Paraná” é promovida pelo programa Fábrica do Agricultor – Agroindústria Familiar, executado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Emater, que tem o objetivo de promover o aumento de renda na pequena propriedade familiar com a agregação de valor aos produtos.
De acordo com o coordenador da feira “Sabores do Paraná”, Eder Dalla Pria, a realização do evento na Expoingá foi um sucesso de público e de comercialização. Além disso, os empresários da região tiveram oportunidade de conhecer e adquirir os melhores produtos da agroindústria familiar e enriquecer a oferta em seus estabelecimentos.
Entre os comerciantes que fecharam negócios diretamente com as agroindústrias familiares estão: Empório & Cia, Supermercados Sempre Bom, Naturacis, Restaurante Dubom, Grãos e Saúde, Ingá Alimentos, Casado do Queijo, Citricos, Centros de Comercialização de Doutor Camargo e Engenheiro Beltrão, Guinza Produtos Orientais, Vitta & Salutte – Mamborê, Batatas Gold, Cantinho Alérgico, Loja Nishida, Loja Heiwa, Nippo Center, 50 Conveniência, World Importados, Sabor Brasileiro, Esquina do Queijo, David Monteiro, entre outras.
Em entrevista realizada pela coordenação da feira junto aos produtores participantes, 100% deles declararam que recuperaram todas as despesas; 83% declararam que obtiveram lucros, 24% afirmaram que venderam todos os seus produtos; 59% fecharam negócios futuros e 86% manifestaram a intenção de participar da feira no ano que vem.