Terça-feira, 21 de agosto de 2018
Última Modificação: 21/08/2018 11:05:25 | Visualizada 1607 vezes
Animal precisou ser sedado para retirada de árvore; logo após foi devolvido à natureza.
Ouvir matéria
Na manhã de segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Jorge do Patrocínio foi acionada em uma propriedade rural nas proximidades da cidade, onde uma onça parda foi avistada. Segundo proprietários, o animal teria chamado a atenção dos cães, de forma que se alojou no alto de uma árvore.
Fiscais Ambientais se deslocaram até o local, confirmando a veracidade do fato, e entraram em contato com o IAP - Instituto Ambiental do Paraná e UNIPAR, uma vez que vez estes utilizariam os devidos procedimentos técnicos e ambulatoriais para a captura de animais silvestres.
Após chegada da equipe de resgate, o professor Salviano Tramontin Belettini, Médico Veterinário responsável pelo setor de animais silvestres da UNIPAR, avaliou a situação e reconheceu a necessidade de usar uma zarabatana com tranqüilizante para sedar o animal, devido a localização onde o mesmo se abrigava.
Após o procedimento, o animal foi capturado, submetido a exames médicos e em seguida, liberado para soltura pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O animal identificado como uma onça parda fêmea adulta, de aproximadamente 25 quilos, foi solto na área do Parque Nacional de Ilha Grande.
O secretário de Meio Ambiente Ronaldo Bunzel afirmou que, apesar de ser um fato que atrai atenção, esta espécie é bastante comum na região e, devido à proximidade com a área de preservação do Parque Nacional, ocasionalmente pode haver este tipo de ocorrência. A orientação é não provocar o animal, não tentar se aproximar e entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte: Secr. Meio Ambiente / IAP
Fotos: Divulgação SEMMA
Fonte: Fonte: Secr. Meio Ambiente / IAP