Terça-feira, 06 de setembro de 2022
Última Modificação: 19/09/2022 13:50:24 | Visualizada 177 vezes
Ouvir matéria
A capacitação aconteceu no sábado (03/09) com a participação de profissionais da educação, estagiárias escolares e pais e responsáveis de alunos da rede municipal de ensino com diagnóstico de transtorno do espectro do autismo.
A palestrante fonoaudióloga Fernanda Baleeiro, apresentou durante a formação as principais características e sinais de risco do transtorno, bem como sobre o funcionamento do cérebro autista, princípios da análise do comportamento e estratégias naturalísticas com base no Modelo Denver de ensino, voltado para o contexto escolar e domiciliar.
O município vem realizando ações para capacitação e conscientização sobre os transtornos do neurodesenvolvimento desde o início do ano, ampliando o olhar dos profissionais para esta demanda presente.
Além das profissionais escolares, a rede de atenção também é composta por profissionais na área de avaliação e intervenção como psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional que trabalham diretamente com as crianças e famílias nos setores de saúde e educação municipais, buscando aprimorar a rede de cuidados e proporcionar a estimulação necessária para o desenvolvimento infantil.