Quarta-feira, 05 de outubro de 2022
Última Modificação: 04/11/2022 09:26:49 | Visualizada 292 vezes
Ouvir matéria
No modelo tradicional, a sala de aula era o único lugar de aprendizado e cada turma tinha seu próprio espaço, onde todas as matérias são ensinadas... porém as os novos tempos pedem novas formas de aprender e de ensinar e todo lugar, dentro ou fora da escola, passaram a ter potencial para ser ambiente de aprendizagem.
Com o objetivo de instituir uma sala de aula num ambiente aberto onde os alunos pudessem ter suas experiências de leitura, contação de histórias, palestras voltadas para a educação ambiental além de outros diversos temas, em contato direto com a natureza, a administração municipal inaugura, na tarde desta terça-feira (04/10), o Cantinho Verde.
A pedido da diretora Edleuza de Souza Silva Cichoki, o projeto vinha sendo implantado desde 2019 nas dependências da escola em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Educação. Com a contribuição de comunidade escolar e Conselho Municipal do Meio Ambiente, a antiga quadra de areia que já não era mais utilizada vinha recebendo o plantio de diversas árvores nativas da mata atlântica como o pau-brasil, ipês branco, amarelo e roxo, a samambaia, entre outras. No espaço também foi instalado uma cascata, pergolado, pracinha de leitura, além da vegetação e paisagismo, dando beleza ao espaço.
A sala de aula sem paredes, conecta a criança com a natureza e o mundo! É benéfica tanto para a saúde física como para a mental. Amplia as possibilidades e o repertório das professoras que se utilizarão dos elementos do Cantinho Verde como recursos pedagógicos para desencadear em conteúdo a partir da vivência fora da comum sala de aula, destacou a Secretária de Educação Rosângela Galiotti. “Somente na escola é possível capacitar uma geração inteira para participação ativa na defesa do meio ambiente”, também reafirmando a importância deste ensino de forma integrada, a Educadora Ambiental Aline Resende, uma das propulsora do projeto e atuante com a Educação Ambiental na escola.
Abrilhantaram o evento, as várias apresentações dos alunos, com danças e coreografias com temas voltadas para conscientização dos cuidados com o meio ambiente e o momento especial contou com a participação de várias autoridades, o Prefeito Baraldi, juntamente com o Vice-Prefeito Ronaldo Tinti, vereadores (as), secretários (as) e membros do Conselheiros do Municipal do Meio Ambiente. “O poder público deve promover a Educação Ambiental, pois todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, o dever de defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, destacou o Prefeito Baraldi.