Segunda-feira, 03 de julho de 2023
Última Modificação: 31/08/2023 15:13:53 | Visualizada 231 vezes
Ouvir matéria
No último domingo, 02/07, foram aplicadas as provas objetivas aos candidatos inscritos no processo eleitoral para escolha dos Conselheiros Tutelares para a próxima gestão (2024/2027). Ao todo, 13 (treze) candidatos realizaram a prova em que se avaliaram os conhecimentos em língua portuguesa, informática e conhecimentos específicos.
O processo de eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar é executado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através da Comissão Eleitoral composta pelos conselheiros Gladson Geraldo Maestro da Silva, Maria Alice Mazzei, Marcos José Godois e Sirlaine Ferreira Frederico Blasques, com apoio do Município de São Jorge do Patrocínio e fiscalizado pelo Ministério Público.
A lista completa com os candidatos aprovados na prova objetiva será divulgada no dia 15/07, após decorridos os prazos para apresentação de recursos contra as questões e análise dos mesmos.
A votação para o Conselho Tutelar será realizada através de urnas eletrônicas e ocorrerá no dia 1º de outubro de 2023 (domingo), das 08:00 às 17:00 horas na Escola Municipal João Batista de Melo. Apesar do voto ser facultativo, é muito importante a participação dos eleitores no processo de escolha dos Conselheiros Tutelares que atuarão junto à comunidade pelos próximos 4 (quatro) anos. Serão eleitos 5 (cinco) conselheiros titulares e 5 (cinco) conselheiros suplentes.
Pode votar todo eleitor maior de 16 (dezesseis) anos, com domicílio eleitoral no Município de São Jorge do Patrocínio e que esteja regular com a Justiça Eleitoral até 03 de julho de 2023 (90 dias antes do pleito).
No período de divulgação das campanhas, a partir de 1º de agosto, o eleitor poderá acompanhar, pelos meios de comunicação e pelas mídias sociais, as propostas de cada candidato, para orientar suas escolhas daqueles que melhor representem os interesses e necessidades da população infanto-juvenil.