DIA DE ESTUDO E PLANEJAMENTO - PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Última Modificação: 04/11/2024 10:11:24 | Visualizada 271 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Educação realizou – na última segunda-feira (20) - o dia de estudo e planejamento. Em um local um pouco diferente do tradicional e ainda dando continuidade com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo e do CORIPA, os profissionais da educação iniciaram o dia conhecendo o Café com Trilha no Sítio Faria, município de Altônia, onde realizaram uma visita técnica a propriedade com o objetivo de conhecer a diversidade de culturas e o processo agroindustrial do café.

Após saborear um delicioso Café Rural, com uma mesa posta com produtos produzidos na propriedade, a secretária Executiva do CORIPA, Nayara Raposo e sua equipe, apresentaram um pouco da história do lugar, as principais ações do Consorcio na construção da política de sustentabilidade no entorno da lagoa Xambrê, como as atividades de turismo rural, trilha ecológica, entre outras iniciativas de empreendedorismo da parte dos proprietários que margeiam a lagoa.   

Após percorrer uma trilha pela Rota dos Pioneiros até o Recanto Portal de Luz, durante o almoço, o prefeito Baraldi e o vice-prefeito Ronaldo Tinti pode cumprimentar aos participantes, falando-lhes da importância de se conhecer as políticas públicas e o modelo de gestão sustentável implantado na região, para se preservar e desenvolver o entorno do Parque Nacional de Ilha Grande.

Na programação também houve um momento de interação entre os participantes com os temas já apresentados nas etapas anteriores, por meio de uma gincana ecológica dirigida pela técnica ambiental Aline Rezende.

O trabalho culminou com uma palestra motivacional: “Além das quatro paredes: expandindo o saber com o amor e propósito”, com o palestrante Douglas Moraes.

De acordo com a secretária professora Rosangela Galiotti, no ano de 2025, a rede municipal de ensino deverá constituir um outro Plano Municipal de Educação para vigência em uma década, e a Educação Ambiental deverá estar pautada num eixo com ações claras e objetivas voltadas para a sustentabilidade do planeta e a redução das desigualdades sociais, o que justifica a formação docente neste contexto, pois deverão ser capazes de discutir com seus estudantes, a ocupação do solo na nossa região e as possibilidades de se gerar emprego e renda, sem agredir o meio ambiente.

 

São Jorge do Patrocínio, Cuidado e Preservando para o Futuro.

Gestão 2021-2024

 

 

 

 Veja Também