SECRETARIAS / Educação, Cultura e Esporte / PROJETOS

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA SJP 2019-2028

Buscando, acima de tudo, resgatar de forma definitiva a cultura sanjorgense no âmbito regional e estabelecer diretrizes específicas para investimentos neste setor, o documento a seguir apresentará um modelo de desenvolvimento cultural consolidado para os próximos dez anos, a partir de sua aplicação sistemática e elaborada, contemplando diretrizes e metas expressas no Plano Estadual (PARANÁ, 2017) e, por sua vez, no Plano Nacional de Cultura (BRASIL, 2010).

            O Plano Municipal de Cultura de São Jorge do Patrocínio deve, acima de tudo, garantir a criação de políticas públicas no setor, considerando a diversidade de manifestações e tradições cultuadas pela população ao longo dos anos, além de construir a identidade local, a partir dos costumes, conhecimentos, atividades, relações pessoais e meios de subsistência.

            Este documento é resultado de um período em que foram relacionadas as principais características do cidadão sanjorgense, no contexto social, a partir de suas origens e o papel deste no desenvolvimento do município. Portanto, é acima de tudo, um tratado cujas diretrizes se baseiam, sobretudo, nas pessoas e seus costumes, suas rotinas, seus projetos e principais conquistas na formação e desenvolvimento da cidade.

            Sabendo se tratar de um documento que guiará nos próximos dez anos a criação de políticas públicas para a Cultura regional, deve-se considerar que as diretrizes aqui estabelecidas poderão, com o tempo e necessidade, serem aperfeiçoadas ou mesmo complementadas, de forma a atingir de forma mais plena possível, os objetivos e metas apresentadas neste plano.

            Agradecemos a todos os que colaboraram e ainda colaboram com a condução da cultura sanjorgense e que, por meio do presente documento, possuirão mecanismos sólidos e plenamente estabelecidos na criação de projetos, aplicação de recursos, contemplação de necessidades e, acima de tudo, estabelecimento de nossa identidade no contexto regional.

Galeria de Fotos