Pesca Liberada

ABERTURA DA PESCA MOVIMENTA PRAINHA DO PARACAÍ

Segunda-feira, 05 de março de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 1607 vezes


Ouvir matéria

Pescadores de diversos municípios da região estiveram no último final de semana na Prainha do Paracaí, às margens do rio Paracaí e Paraná, em São Jorge do Patrocínio, para atividades de pesca, liberada desde o dia 28 de fevereiro. No sábado, 03 de março, dezenas de pessoas estiveram acampadas na prainha, que se tornou uma opção de lazer nos finais de semana, sobretudo em época de pesca liberada. O movimento de barcos era intenso e inspirava atenção nas áreas de navegação.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, cerca de 60 barcos estavam ancorados nas margens do Rio Paracaí, e alguns pescadores afirmaram que estavam no local, acampados desde a data da abertura oficial da pesca, no dia 28. Espera-se que o grande movimento de pescadores continue nos próximos dias, já que o clima, apesar de quente, apresenta chuvas regulares, mantendo a temperatura e volume da água propícios aos cardumes. A prainha do Paracaí, reestruturada e reaberta no ano passado, possui quiosques, banheiros, churrasqueiras e água encanada, oferecendo ainda uma rampa de embarque. Com isto, a prainha de São Jorge tornou-se a principal referência dos visitantes para o acesso ao Rio Paraná, localizado alguns metros adiante.

A pesca profissional e para fins esportivos e de lazer na bacia hidrográfica do Rio Paraná é proibida entre os dias 1º de novembro e 28 de fevereiro, de acordo com a Instrução Normativa do IBAMA, de 01 de setembro de 2009. O intuito da proibição é proteger a reprodução natural dos peixes, inibindo a pesca predatória.    

Fonte: Departamento de Comunicação - SJP

 Galeria de Fotos

 Veja Também