Aprendizado e Cidadania

JOVENS DA CASA FAMILIAR RURAL EXERCITAM A CIDADANIA EM AULA PRÁTICA

Quarta-feira, 07 de março de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 396 vezes


Ouvir matéria

Os profissionais da CFR de São Jorge do Patrocínio desenvolvem atividades onde aliam a prática agropecuária à prática de solidariedade humana buscando promover nos educandos o desejo de fazer a diferença e contribuir para permanência do Jovem no Campo.

Na última quinta-feira, os jovens da CFR realizaram uma aula prática na propriedade do Senhor Geremias Pereira, orientados pelos monitores executaram ações explorando as formas de colheita de mudas de gramíneas para a formação de pastagem; o processo de confecção de mudas; espaçamento e alocação de plantio; controle de plantas daninhas em pastagens e diferença entre os métodos de
plantio de gramíneas híbridas do gênero Cynodon ssp.

As aulas práticas são parte integrante da metodologia da Pedagogia da Alternância, metodologia desenvolvida nas CFRs, pois dão significação as teorias e resultam numa aprendizagem mais consistente.

Aliado ao processo de ensino-aprendizagem, os jovens ajudaram a família do Senhor Geremias com a implantação de pastagem numa área de aproximadamente cinco mil metros. Divididos em  equipes que se alternavam nas tarefas para executar todas as etapas do processo e valorizar a ajuda do outro, os jovens realizaram o arranquio, o transporte e a preparação das mudas, o coveamento com enxadão e o arado da terra com tração animal e finalmente plantaram as mudas contribuindo com a diversificação da propriedade.

Senhor Geremias é pai de um dos jovens da CFR, Luiz Gustavo Pereira, possui uma chácara de 7,26 hectares onde reside com sua esposa e seus quatro filhos. Por ser portador de necessidades especiais tem dificuldade para realizar algumas atividades na propriedade e demonstrou-se muito agradecido com a colaboração dos jovens: “É uma maravilha, eu não posso ajudar muito e meus meninos ainda são pequenos, por isso essa ajuda é muito importante para a nossa família. Estou tão feliz que nem tenho palavras para agradecer por este dia”, declarou o Sr. Geremias.

A família foi muito receptiva com os jovens, acolhendo-os com entusiasmo, dando grande exemplo de convivência familiar. Os jovens praticaram a cidadania cooperando com a família de um dos amigos, como forma de exercitar os valores essenciais para uma convivência humana saudável e harmoniosa. “Essa ação precisa acontecer com mais frequência, porque vem ao encontro da formação integral que buscamos para os jovens”, afirmou Tereza Maria, articuladora pedagógica da Casa Familiar Rural.

Fonte: Departamento de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também