A campanha Fique Sabendo é uma iniciativa d

Terça-feira, 04 de agosto de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 739 vezes


Ouvir matéria

A campanha Fique Sabendo é uma iniciativa do Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população da importância de saber se você possui alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou não, podendo assim procurar a ajuda adequada. Os exames disponíveis pelo programa são Hepatite B e C, HIV e Sífilis.

 

O primeiro passo é procurar o posto de saúde e realizar os testes para saber se possui alguma doença. O quanto antes você souber, maiores as chances de tratamento, recuperação e de você manter sua vida normalmente, mesmo sendo portador de uma DST como a AIDS, por exemplo.

Nos dia 27 a 30 de Julho, a Secretaria Municipal de Saúde organizou um evento de testes e conscientização com alguns funcionários públicos e confecções de jeans.

Os exames foram realizados no próprio local de trabalho destes funcionários pelas enfermeiras da Estratégia de saúde da Família e da Epidemiologia, com o apoio de agentes de saúde.

 

A importância de realizar o teste.

 

Saber se possui alguma doença é importante para procurar tratamento o mais rápido possível e evitar a transmissão da doença para outras pessoas.

Alguns dos maiores problemas de não saber se possui uma DST é que você não irá procurar tratamento e ainda poderá passar a doença para outras pessoas. Isso gera um risco para a sua saúde e para a saúde das pessoas com as quais você se relaciona sexualmente.

Quanto antes for descoberto o quadro da doença, mais chances do tratamento ser bem sucedido e do infectado manter sua qualidade de vida normal.

Porém estas doenças ainda são alvo de muito preconceito e discriminação pela população que as vezes ao sabem como ocorre a transmissão, alguns têm receio até em realizar os testes.

Evitando as DST’s

 

Evitar é sempre o melhor remédio.

É muito simples se proteger das doenças sexualmente transmissíveis, é somente evitar os comportamentos de risco.

O principal fator é o sexo sem proteção. Por isso, sempre use preservativo. 

Relacionar-se com vários parceiros aumenta o risco de contrair doenças, ainda mais se estes parceiros também se relacionam com vários outros.

E perguntar apenas não adianta. Muitas vezes a pessoa nem sabe que está doente e acaba contaminando outras pessoas sem saber. Por isso a importância de fazer o teste e tomar as devidas precauções com o uso de preservativo.

Como é o teste?

 

Os testes rápidos para DST’s são simples e seguros e estão prontos em 30 minutos.

Para o teste, profissionais de saúde retiram uma amostra de sangue do paciente, através de um furinho no dedo, que será submetida aos exames. Neste caso de testes rápidos, o resultado demora de 15 a 30 minutos.

O importante é saber que toda a informação é sigilosa. Caso seja detectada alguma doença, os profissionais de saúde irão ajudar o paciente com informações importantes como uso de preservativo e acesso a medicamentos para tratamento.

Vale ressaltar que o paciente que apresenta um quadro infeccioso não fica desamparado e não tem nenhuma exposição social do seu quadro, por isso fique tranqüilo em fazer o teste, somente você e o profissional que te atendeu saberão do resultado.

 Onde fazer os testes?

Os testes rápidos podem ser realizados no posto de saúde central com agendamento feito na recepção do mesmo.

Em caso de dúvida procure um profissional de saúde para mais informações.

 Galeria de Fotos

 Veja Também