Dia das Crianças no Parque

"PARQUINHO DO FOGUETE" É REABERTO COM HOMENAGENS E DIVERSÃO ÀS CRIANÇAS

Terça-feira, 17 de outubro de 2017

Última Modificação: 17/10/2017 09:34:53 | Visualizada 2325 vezes

Evento reuniu centenas de crianças durante toda a tarde


Ouvir matéria

O Dia das Crianças em São Jorge do Patrocínio foi marcado pela reinauguração de um local considerado por muitos moradores como um patrimônio de valor sentimental. O Parquinho da Praça Ana Cláudia Sala Palhari é um amplo espaço de areia no centro da antiga Praça Rui Barbosa, onde são instalados diversos brinquedos, entre eles, uma estrutura metálica com cerca de 5 metros de altura em forma de foguete, o que originou o nome pelo qual o parque é conhecido: Parquinho do Foguete. Com um investimento de cerca de R$ 70 mil, oriundos de recursos próprios do município, a revitalização da praça e do parquinho, um dos compromissos de campanha da atual administração, tiveram início em março, com a revitalização dos canteiros, reforma dos banheiros e das grades, manutenção e substituição dos brinquedos do parque, a reconstituição do antigo foguete, além da instalação de um novo playground em material plástico resistente. O parquinho é muito utilizado por professores do CMEI e Escola Municipal para lazer e recreação das crianças, inclusive recebendo eventuais visitas de alunos da escola do vizinho município de Esperança Nova. "A reforma do parquinho era uma reivindicação antiga e necessária, devido ao estado de deterioração em que se encontravam os brinquedos, o que representava um grande risco para as crianças que ali frequentavam", afirmou a secretária de Educação Rosângela Galiotti. "Agradecemos a paciência e compreensão dos moradores, pois agora, podemos entregar um parque que realmente traga diversão a todas as nossas crianças e com a devida segurança", declarou o prefeito Baraldi.

Inauguração

Centenas de pessoas, entre moradores, autoridades, representantes de entidades e, claro, muitas crianças, compareceram ao evento de reinauguração do Parque da Praça Ana Cláudia Sala Palhari na manhã do último dia 12, quinta. Todos foram recepcionados pelo prefeito José Carlos Baraldi e a primeira-dama Dulciléia Baraldi, o vice-prefeito Ronaldo Tinti, a secretária de Educação Rosângela Galiotti, vereadores e demais secretários. As crianças foram homenageadas com música, pintura de rosto, distribuição de algodão-doce, pipoca e picolés, além de passeios de trenzinho pela cidade. O grupo de dança Let's Dance e o grupo de teatro Tia Ju e a Turma Divertidamente, da cidade de Altônia, realizaram apresentações com palhaços e números de dança. No ato de inauguração, a secretária de Educação enalteceu o empenho da Administração Municipal no projeto de revitalização do parque. "Brincar para uma criança é tão importante quanto trabalhar para um adulto. Por isso, parabenizo a iniciativa da equipe administrativa que incluiu esta importante obra entre as prioridades neste ano. As nossas crianças agradecem", declarou Rosângela. O prefeito avaliou os trabalhos e cumprimentou todos os envolvidos. "Neste dia das crianças, entregar esta praça e este parque em plenas condições, representa uma grande alegria, já que é um espaço que propicia momentos muito agradáveis a nossos filhos, netos e toda a família. Parabéns aos profissionais envolvidos neste trabalhos durante estes meses: pedreiros, carpinteiros, eletricistas, jardineiros, pintores, serralheiros e tantos outros que se dedicaram e agora vêm o resultado do esforço", concluiu Baraldi. A placa inaugural do parque foi descerrada pelo prefeito e os pais da menina Ana Cláudia, que dá o nome ao Parque, José e Izildinha Palhari. Durante toda a tarde, as crianças aproveitaram o feriado ensolarado e desfrutaram de todos os brinquedos do parque, além do passeio do trenzinho, que ficou disponibilizado à toda a população e seus filhos.

Homenagens

Pessoas ligadas ao "parquinho do foguete" foram lembradas e homenageadas durante a inauguração do Parque Ana Cláudia Sala Palhari. O ex-funcionário público Domingos Luiz de Santana, conhecido como "Tio Guardinha" ingressou no quadro de funcionários da Prefeitura em 1990 e foi, por cerca de 20 anos, zelador do parque. Moradores da cidade se lembram do Sr. Domingos como uma figura emblemática e de referência dos tempos de infância, quando as crianças da época se dirigiam ao parque para as frequentes brincadeiras. Domingos faleceu em 2013 e na ocasião da entrega do parque no dia 12, recebeu póstuma homenagem, sendo representado na cerimônia por seus filhos Emanuel, Valdirene e Edilaine. A menina Ana Cláudia Sala Palhari foi também homenageada durante a cerimônia, onde estiveram presentes seus pais José e Izildinha Palhari. Muito emocionada, Izildinha lembrou dos tempos em que a filha brincava com os coleguinhas no então parquinho da Praça Rui Barbosa. Ana Cláudia faleceu em 1991 aos 3 anos de idade e em sua homenagem, a praça foi rebatizada com seu nome.

Fonte: Secretaria de Administração

 Veja Também