Terça-feira, 23 de julho de 2013
Última Modificação: // | Visualizada 664 vezes
A previso de que as temperaturas caiam para 1c a partir de amanh.
Ouvir matéria
São Jorge do Patrocínio amanheceu mais fria na terça- feira (23) e permanecerá assim durante toda a semana. Além dos dias com muita nebulosidade e ventos em torno de 28 km/hora, a geada é a grande preocupação dos produtores rurais.
Segundo o Simepar, a previsão é de que hoje as temperaturas permaneçam entre os 5°C a 8°C.
Já na quarta-feira (24) o dia será ainda mais gelado. Isso se dá devido às geadas que atingirão todo o estado do Paraná. Nesse período, a temperatura poderá chegar a 1°C, com máximas de 15°C. Os meteorologistas do Simepar informam que a condição é extremamente favorável para geada, havendo a possibilidade de geada negra em Umuarama e região.
Na quinta-feira (25), os agricultores sofrerão mais uma vez com as intempéries. A geada não dará trégua, firmando-se no Município. A previsão é de que a mínima chegue a 3°C, com máximas de 16°C.
Na maioria das regiões do estado, o céu segue com bastante nebulosidade e até mesmo com chuvas. As precipitações ocorrem principalmente do Centro-sul até as praias e também nas regiões Norte e Noroeste. Não deve mais chover no Oeste e no Sudoeste. Esta combinação (frio e umidade) gera condição favorável à precipitação de neve nas serras gaúchas e catarinenses e também na parte sul do Paraná. Chance de chuva congelada também no Sudoeste e parte dos Campos Gerais.
ALERTA
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Simepar informam que, nesta madrugada há previsão de geadas na área oeste da região cafeeira do Paraná – compreendendo a faixa que passa por Xambrê, Umuarama, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Iporã, Mariluz, Alto Piquiri, Jesuítas e municípios vizinhos.
A recomendação aos produtores é fazer imediatamente o “chegamento” de terra no tronco dos cafeeiros com idade entre seis e 24 meses. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e depois retirada com as mãos.
Em lavouras recém-implantadas – até seis meses de campo – , deve-se enterrar as mudas com uma camada de terra, e mantêlas assim até cessar o risco de geada. Viveiros devem ser protegidos com cobertura (vegetal ou plástico) ou com uso de aquecimento.
PROGRAMA BONS OLHOS PARANÁ INICIA PRIMEIRA FASE NO MUNICÍPIO
SÃO JORGE DO PATROCÍNIO FIRMA CONTRATO PARA RECONSTRUÇÃO DE PONTE SOBRE O RIO PARACAÍ
SÃO JORGE DO PATROCÍNIO É CONTEMPLADO PELO PROGRAMA BONS OLHOS PARANÁ!