Segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Última Modificação: 07/11/2022 14:47:30 | Visualizada 323 vezes
Ouvir matéria
A equipe de Saúde de São Jorge do Patrocínio esteve reunida no anfiteatro da Prefeitura Municipal para discutir e entender melhor sobre a doença “RAIVA”, onde na semana passada foi confirmado um caso em nosso município na região do Bairro Gurucaia. Na oportunidade, o Coordenador da Vigilância em Saúde o Enfermeiro Diego Vasconcellos repassou algumas informações sobre a doença para os presentes e destacou a importância de se realizar um trabalho com os pecuaristas sobre a vacinação para raiva em todo o rebanho, seja em animais bovinos, equinos, cães e gatos acima de 3 meses e também com a população, sobre os cuidados que devem ser tomados, já que os seres humanos também podem serem contaminados.
É fundamental, principalmente aos pecuaristas, que fiquem atentos aos sintomas nos animais que maioria das vezes são o isolamento do animal e a perda de apetite, os quais também ocorrem em outras doenças e por razões diversas, mas no caso da raiva estes sintomas iniciais evoluem rapidamente, apresentando sinais neurológicos como salivação intensa, tremores musculares, andar cambaleante, decúbito e movimentos de pedalagem.
Se necessário, relate a Secretaria de Agricultura ou Adapar sobre possíveis casos de raiva na propriedade. Caso encontre algum morcego no local, comunique ao departamento de Vigilância Sanitária. As vacinas contra a raiva podem ser encontradas nas Casas Agropecuárias do município.
EQUIPE DE SAÚDE REALIZA TRIAGEM OFTALMOLÓGICA EM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE REALIZAM CONFECÇÃO DE ROSQUINHAS DE AMAMENTAÇÃO