Aprendizado Empreendedor

CASA FAMILIAR RURAL PROMOVE CURSO DE BOVINOCULTURA ENTRE OS JOVENS

Terça-feira, 20 de novembro de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 320 vezes


Ouvir matéria

Parcerias que dão certo e garantem a continuidade do jovem no campo com perspectivas positivas para o futuro.

A Casa Familiar Rural de São Jorge do Patrocínio em uma parceria com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) SEED (Secretaria Estadual de Educação) via Núcleo de Educação de Umuarama e Prefeitura Municipal de São Jorge do Patrocínio esta desenvolvendo com seus alunos, num total de 23 jovens, distribuídos em duas turmas, o curso Trabalhador Rural em Bovinocultura de Leite num total de 160 horas aula.

O curso teve inicio no mês de agosto, com previsão de término para o mês de dezembro, e está sendo ministrado pelo instrutor do SENAR Newton Jodas Gonçalves. O objetivo do curso é de mostrar aos alunos, tanto em aulas teóricas como práticas, o manejo de bovinos de leite, desde o nascimento da bezerra até sua vida adulta, quando inicia sua fase de lactação, passando por diversos conteúdos específicos como manejo do recém-nascido, transformação do sistema digestivo de monogástrico para poligástrico, principais alimentos e formas de alimentação, manejo da ordenha, secagem de vacas, implantação de pastagens, integração agrossilvipastoril, mercado do leite, administração rural, sucessão familiar, entre outros assuntos pertinentes a profissionalização dos jovens do campo na área em questão. Além disso, os alunos aprendem uma série de cuidados dede o nascimento da bezerra, o aleitamento na forma de colostro (primeiro leite produzido pela vaca) essencial no fornecimento da primeira proteção dos animais, massagem, corte e desinfecção do umbigo, alimentos sólidos, extração de tetos extras, pesagem, desmame e retirada dos chifres. As aulas são sequenciais, obedecendo a uma lógica de conteúdos relacionados para que o aprendizado possa ser gradativo e de melhor entendimento pelos jovens aprendizes. “Assim podemos afirmar que o jovem ao término do curso pode não só conduzir os destinos de sua propriedade, como também se candidatar a uma vaga de emprego em uma das inúmeras propriedades leiteiras da região”, afirmou a professora da CFR Tereza Maria.

QUARTO BIMESTRE

 

A Casa Familiar Rural de São Jorge do Patrocínio é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (ARCAFARSUL) e Prefeitura Municipal de São Jorge do Patrocínio. Utiliza o método da Pedagogia da Alternância a qual possibilita aliar a prática com a teoria, aulas dentro e fora da sala de aula, usando a propriedade do Jovem ou de produtores parceiros como importante laboratório para pesquisas e aulas práticas, que além de oferecem sua propriedade para estudo ainda partilham suas experiências através das entrevistas realizadas pelos jovens.

 

O quarto bimestre na Casa Familiar Rural vem ocorrendo com muitas expectativas e num grande desafio, pois é nesse bimestre que se dá o fechamento de todo trabalho realizado durante ano. E se trabalhamos muito, temos que continuar com muita dedicação para terminarmos o quarto bimestre com muito entusiasmo, como diz: “temos que fechar o ano com chave de outro”. Sendo assim, não é permitido deixar espaço para que surja o cansaço ou desânimo, é necessário uma continuidade, mas, ao mesmo tempo, é importante a presença da criatividade, pois, após um ano de atividade intensa, é natural que os jovens demonstrem sinais de cansaço e comece a surgir a expectativa das férias.

 

As atividades devem continuar com a mesma intensidade, pois o ritmo de trabalho não pode ser alterado, mas é preciso usar o malabarismo para continuar despertando o interesse e a preocupação dos jovens para o aprendizado. Visto isto, as atividades não param, continuam num ritmo intenso.

 

Visita de estudo com o acompanhamento dos técnicos do SENAR.

 

No dia 14 de novembro de 2012 os jovens da 2º ano do ensino médio da Casa Familiar Rural de São Jorge do Patrocínio realizaram visitas de estudos na COOPELER (Cooperativa dos Produtores de Leite do Território Entre Rios) e na propriedade do senhor Élcio Nogueira. Visitas essas acompanhadas pelo Coordenador da CFR, Alisson Sversut Branco, e pelos instrutores do SENAR Linda e Newton, que ministram na CFR os cursos de Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Bovinocultura Leiteira (SENAR/PRONATEC), respectivamente.

 

Na COOPELER os estudantes puderam acompanhar, junto da gerente geral da cooperativa, Michele, os testes laboratoriais realizados no leite cru e no leite já pasteurizado. Além disso, conheceram o complexo industrial da cooperativa e as metodologias de trabalho do local. A visita teve o intuito de mostrar a importância do beneficiamento e a qualidade deste produto que vem se tornado cada vez mais produzido nas propriedades dos jovens que integram a CFR.

 

Na propriedade do senhor Élcio Nogueira, o assunto em questão foi à lavoura de milho. Visto que a região onde está inserida a instituição de ensino apresenta predominantemente à pecuária como principal fonte de renda, os jovens receberam noções de implantação, manejo e controle de pragas na cultura a fim de obter maiores produtividades, seja na forma de grãos para o fornecimento na forma de rações concentradas, seja na forma de silagem para confecção de alimentos volumosos para o rebanho, com foco a atividade leiteira.

 

Segundo a coordenaçao, as visitas enriquecem as informações dos jovens, possibilitando a observação, o questionamento e a assimilação do conhecimento.

 


Fonte: Casa Familiar Rural

 Galeria de Fotos

 Veja Também