Novas Lideranças

ENCONTRO REÚNE EM FOZ DO IGUAÇU PREFEITOS ELEITOS DO PR

Quarta-feira, 05 de dezembro de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 540 vezes


Ouvir matéria

O Sebrae/PR e o governo do Paraná realizaram, entre 28 e 30 de novembro, em Foz do Iguaçu, o Encontro das Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2013/2016. O evento faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, iniciativa que tem como objetivo transformar gestores públicos em estrategistas e articuladores de ações para a melhoria de indicadores socioeconômicos e desenvolvimento sustentável dos municípios.

Participaram do encontro os 399 prefeitos e prefeitas eleitos em outubro deste ano e que comandarão os municípios paranaenses nos próximos quatro anos, além de seus vices e secretários municipais. Durante três dias, foram realizados painéis, palestras e oficinas que serviram de apoio, aos eleitos e as suas equipes, para a elaboração de planos de ação com foco nos 100 primeiros dias de governo e no estabelecimento de alianças estratégicas. O prefeito eleito de São Jorge do Patrocínio, Delei Nascimento, de Pérola Darlan Scalco, Altônia Amarildo Lovato e de Esperança Nova Everton Barbieri estiveram no encontro onde, segundo Delei Nascimento, foi uma chance de conhecer de perto todos os programas e propostas do Governo do Estado, a oportunidade que será dividida com os demais eleitos durante o evento. “É uma troca de experiências importante entre os prefeitos eleitos e é fundamental para que eles possam conhecer todos os programas do Governo e, assim, acessar mais rapidamente os recursos disponíveis para melhorar as ações em seus municípios”, comenta.

O Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, criado em 1998 e chamado inicialmente de Homem Público, trabalha, de forma integrada, temas como desenvolvimento local e regional, planejamento e gestão estratégica, liderança e micro e pequenas empresas. Os eleitos receberam um guia sobre a importância do empreendedorismo e das pequenas empresas. Elaborado pelo Sebrae/PR, é um raio-x dos pequenos negócios que destaca a necessidade de os gestores públicos investirem em políticas públicas focadas em micro e pequenas empresas. De acordo com o guia, os pequenos negócios representam 99% dos estabelecimentos formais hoje no Brasil e respondem por 60% dos empregos com carteira assinada.

Além do Governador Beto Richa, que durante o encontro realizou seus despachos daquele local, e de representantes do SEBRAE, participaram do encontro em Foz, o Tribunal de Contas do Estado, entidades do setor produtivo, além de deputados estaduais e federais, senadores e ministros.

Fonte: Departamento de Comunicação - SJP

 Galeria de Fotos

 Veja Também