Casa Familiar Rural

AULA PRÁTICA: UMA POSSIBILIDADE NA APRENDIZAGEM

Sexta-feira, 07 de dezembro de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 650 vezes


Ouvir matéria

Já são conhecidos os métodos pedagógicos diferenciados, aplicados entre os alunos da Casa Familiar Rural, que entrarão em período de férias. As aulas Práticas e as Visitas de Estudo são atividades semanais que ocorrem de acordo com o tema gerador e que são desenvolvidas em cada alternância sala de aula / campo. Segundo a articuladora pedagógica Tereza Maria Orlandini, são atividades que intensificam o aprendizado, a segurança e consequentemente a confiança dos jovens. Estas atividades facilitam as aulas fora da sala de aula e possibilitam a continuidade da aprendizagem iniciado dentro da sala com as aulas teóricas, fazendo com que os jovens tenham mais interesse pela teoria, pois sabem que serão cobradas na prática.

No mês de novembro, os monitores da Casa Familiar Rural de São Jorge do Patrocínio acompanharam os jovens do 1º Ano do Ensino Médio em uma aula prática, na propriedade do Sr. Albertino Dias Branco, sobre boas práticas de aplicação de medicamentos em animais.

Durante a aula prática os alunos foram orientados sobre os cuidados a serem realizadas antes da vacinação, observando a data de validade dos medicamentos, dosagem, via de administração e quais os animais que podem ser vacinados, de acordo com a bula. Os jovens, sob orientação do monitor Tárcio realizaram a vacinação dos animais, contra a Febre Aftosa e Carbúnculo (Sintomático e Hemático), além de também utilizarem um Pour On (Ectosules 6%) contra a mosca do chifre.

Ao final da aula prática a equipe e os jovens estudantes agradeceram ao Monitor Alisson (filho do Sr. Albertino) por ter cedido a propriedade para realização da aula prática e ao Sr. Sidenir que os auxiliou na contenção e no manejo dos animais durante a aula.

“As aulas práticas são sempre esperadas pelos jovens com muitas expectativas, pois embora, muitos deles já tenham vivenciado algumas experiências na prática em suas propriedades, para a maioria é a primeira vez que estão pondo a mão na massa e embora pareça ser um trabalho grosseiro, nada mais é, do que uma experiência agradável e inesquecível”, afirmou a professora e Articuladora Pedagógica da CFR, Tereza Maria.

 

 

DEPOIMENTO:

 Leonardo dos Santos Morais

Aluno do 1º ano da CFR de São Jorge do Patrocínio

 

MINHA REALIDADE
               
Várias mudanças ocorreram em minha propriedade desde a minha entrada  na Casa Familiar Rural, entre elas o aumento da lavoura do café e a produtividade em minha horta.
            Com o projeto horta da Casa Familiar Rural, estou produzindo o alimento da minha família , assim economizando no mercado e tendo a consciência de que estamos consumindo um alimento de boa qualidade e de forma orgânica.
            A produção de café, se manteve estável em comparação ao ano anterior, mas com o conhecimento que estou adquirindo na Casa Familiar Rural, pretendo aumentar a produção, com menos mão de obra, explorando cada vez mais da tecnologia presente hoje no campo.
            Agora estou me importando mais com os animais de minha propriedade, a produtividade é pouca, porém garante o alimento suficiente para a minha família, consumindo ovos, carne de frango e de porco de boa qualidade, e mais uma vez economizando no mercado.
            Os avanços ocorridos em minha propriedade foram vários em todos os sentidos e com certeza haverá mais avanços daqui pra frente, pois continuarei buscando o aprendizado e as oportunidades que a Casa Familiar Rural de São Jorge Do Patrocínio oferece aos jovens do campo no campo.

 

 

  • O Texto Minha Realidade é produzido após estudo do jovem e a sua família sobre o Plano de Estudo, o qual foi repassado em aula pelos monitores, de acordo com o Tema Gerador da Alternância em estudo. Após responderem as questões propostas e que foram elaboradas pelos próprios jovens as quais tem como objetivo discutir para conhecer melhor a sua realidade, da sua família, bem como, a realidade da sua propriedade, o jovem Leonardo produziu o seu texto Minha Realidade, relatando as mudanças ocorridas em sua propriedade após um ano de frequência assídua na Casa Familiar Rural. Cada jovem vai relatando as mudanças que gradativamente vão ocorrendo em sua vida, na sua família e no ambiente o qual está inserido.

Estamos muito felizes com os frutos que vão surgindo, pois o trabalho é intenso

envolvente e as mudanças ocorrem naturalmente.

Professora Tereza Maria/CFR.


Fonte: Casa Familiar Rural

 Galeria de Fotos

 Veja Também