Aprendizado e Parceiras

TÉCNICO ORIENTA JOVENS ESTUDANTES DA CASA FAMILIAR RURAL

Segunda-feira, 11 de março de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 111 vezes


Ouvir matéria

A Casa Familiar Rural de São Jorge do Patrocínio recebeu na última semana o assessor técnico da Fetaep / Emater Eder de Oliveira que abordou o tema Agricultura Familiar entre os jovens do primeiro ano, priorizando os elementos fundamentais para o desenvolvimento deste, da sua família e da sua propriedade. De acordo com o exposto, a Agricultura Familiar se converge com seus valores, expressos como um modo de vida simples no campo, com a presença da família, os costumes tradicionais no meio rural, a infância bem vivida no campo, à convivência harmoniosa com o meio ambiente, o modo de organização da família para o desenvolvimento das atividades.

 

Na sequência, Eder explicou como a Agricultura Familiar é identificada segundo a Lei 11.326 de 24 de julho de 2006, tratando todos os conceitos de área, renda, força de trabalho, para que a família possa conseguir a DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF que é o Programa Nacional de Agricultura Familiar. Além disso, demonstrou a importância do Movimento Sindical na conquista do PRONAF, DAP e a defesa da Agricultura Familiar, mostrando aos alunos a importância de refletirem com os pais a participação no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ainda destacou a importância da produção, listando os principais produtos produzidos pela Agricultura Familiar em relação à produção Global, concluindo com a Importância Econômica e Social da Agricultura Familiar. O encontro foi finalizado uma dinâmica, mostrando ao jovem a importância da sua família e da casa/escola na construção da sua caminhada e da sua formação humana e profissional.

No mesmo dia em horário alternado, Éder trabalhou também com os Jovens do terceiro ano, mas, com o tema Projeto Profissional de Vida do Jovem, onde realizou uma conversa partindo da sua experiência e vivência como extensionista da EMATER e Assessor da FETAEP.

“Foi um dia sem sombra de dúvidas de muito aproveitamento, pois o palestrante e parceiro demonstrou toda a sua paixão, admiração e respeito pelo homem do campo, além de evidenciar com o seu carisma uma história de vida cheia de lutas e muitas conquistas marcadas por uma trajetória brilhante de muita dedicação” declarou a professora e articuladora pedagógica Tereza Orlandini.

Fonte: Casa Familiar Rural

 Galeria de Fotos

 Veja Também