Integrao e Atividades

CASA FAMILIAR RURAL PARTICIPA DE SEMINRIO SOBRE AGROINDSTRIA

Quinta-feira, 18 de abril de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 355 vezes


Ouvir matéria

Na noite do dia 10 de abril, os jovens do 3° ano do ensino médio da Casa Familiar Rural  - CFR de São Jorge do Patrocínio realizaram seminário interno, referente à agroindústria na pequena propriedade. Na oportunidade os jovens tiveram a chance de demonstrar potenciais produtos a serem industrializados na pequena propriedade e com isso agregar valor aos produtos produzidos na mesma, gerando assim uma renda complementar as famílias.

 Os jovens, que foram divididos em duplas, receberam diversas opções de materiais como: Mandioca, Milho, Amendoim, Citros, entre outros. Salgadinhos de mandioca frita, amendoim coberto com chocolate, artesanato com couro bovino e licor de laranja foram alguns dos produtos demonstrados durante as apresentações.

 “Esta atividade proporcionou o envolvimento dos jovens, da família e da equipe de trabalho. São atividades como estas que proporciona o despertar dos jovens para acreditar e desenvolver alternativas que possibilitem sua permanência na propriedade gerando lucro e garantindo uma boa qualidade de vida”, declarou a professora e articuladora pedagógica Tereza Faria Orlandini .

 No dia seguinte, acompanhados pelos monitores Alisson e Aline, a turma do 3° ano foi até a propriedade do Casal Ary e Helena Wegner, localizada no município de Pérola, onde puderam visitar uma indústria familiar de embutidos, defumados, doces e derivados de leite. Na ocasião, o casal mostrou que a transformação de alimentos não é uma tarefa fácil, mas que vem ganhando apoio dos órgãos governamentais, viabilizando assim o acesso às linhas de crédito existentes pra a atividade.

 Espera-se com este tipo de atividade prática, que os jovens descubram novas fontes e opções de renda para que a vida no campo se torne digna o bastante para que os mesmos não tenham que procurar empregos fora da empresa familiar rural.

 “Não basta ficar na escola é preciso ver a realidade que está fora delaDessa forma, nós da Casa Familiar Rural ficamos muito agradecidos por essas parcerias que sempre acolhem carinhosamente os jovens oportunizando experimentar, conhecer e sonhar com novas possibilidades”, afirmou Tereza.

(Tereza Faria Orlandini)

Fonte: Casa Familiar Rural - SJP

 Galeria de Fotos

 Veja Também