Ex-ministra participou de conferência municipal em São Jorge do Patrocínio

Terça-feira, 23 de julho de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 408 vezes


Ouvir matéria

São Jorge do Patrocínio - Foi realizada no Centro de Múltiplo Uso, em São Jorge do Patrocínio, na tarde da última quarta-feira, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “A GESTÃO E O FINANCIAMENTO NA EFETIVAÇÃO DO SUAS”. 
O encontro contou com a presença da presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, CMAS, Eliane Rodrigues Alcarria, o secretário de Assistência Social, Hytogame Rosa Porfírio, o prefeito Valdelei Nascimento e do vice Aparecido Falleiro, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Sérgio Arias, secretários municipais, vereadores e representantes de setores e entidades. 
Representantes da Administração de Esperança Nova estiveram presentes, entre eles, o presidente da Câmara de Vereadores, Getúlio Cardoso dos Santos, que também representou o prefeito Municipal Everton Barbieri, o vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Edinelson Castellini, o secretário Municipal de Assistência Social, José Eurípedes Berbel, a assistente social Walkiria Eloy Banedito e o secretário da Fazenda, Dejanir Bezun.
A conferência também contou com a participação da chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social de Umuarama, Maria Dulce Pozzobom e da professora londrinense Márcia Lopes, que apresentou os eixos norteadores para as discussões da conferência.
Márcia Lopes é irmã do atual ministro-chefe da Secretária Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho e foi secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2004 e 2008, onde também ocupou o cargo de ministra em 2010, durante o governo Lula, em substituição a Patrus Ananias. “É essencial que as propostas deste setor partam das discussões surgidas nos municípios, pois é onde os principais anseios da população são identificados”, afirmou a ex-ministra. 
Após a explanação da palestrante, que abordou o tema “Gestão de Financiamentos”, os participantes se dividiram em seis grupos para discutir os seguintes eixos: o cofinanciamento obrigatório da assistência social; gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação, gestão do trabalho, gestão dos serviços, programas e projetos, gestão dos benefícios no SUAS e regionalização. 
Durante a exposição do tema e dos eixos norteadores os presentes assistiram a diversas apresentações culturais musicais dos músicos Gilmar Piai e Anderson Almeida, com crianças atendidas pelo Centro de Atendimento Espaço Criança e alunos do projeto coordenado para Secretaria da Assistência Social, que aplica aulas de violão e teclado para crianças e jovens da cidade. 
A VIII Conferência foi concluída com a escolha dos representantes que participarão da Conferência Regional.

 Galeria de Fotos

 Veja Também