So Jorge do Patrocnio participa da conferncia macrorregional de Meio Ambiente em Maring

Sexta-feira, 09 de agosto de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 505 vezes


Ouvir matéria

 

Foi realizada nesta quarta feira dia (07) a Conferência Macrorregional de Meio Ambiente, para discutir o gerenciamento dos resíduos sólidos de 113 municípios da região norte do estado.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, falou sobre a importância da gestão correta dos resíduos, que podem se transformar em grande fonte de renda: “O Estado produz 20 mil toneladas de lixo por dia e 85% devem ser reaproveitados e colocados novamente na cadeia produtiva, gerando renda e prolongando a vida útil dos aterros sanitários”.

Conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Paraná está incentivando a implantação de aterros por meio da formação de consórcios intermunicipais, um dos principais temas debatidos nas conferências. Porém São Jorge do Patrocínio se apresenta a um passo a frente da maioria dos municípios do Paraná, pois já possui aterro sanitário gerenciado com recursos próprios.


Representando São Jorge do Patrocínio estiveram presentes representando seus devidos setores os delegados eleitos na conferência municipal de meio ambiente: Élida Maiorani - Secretária Municipal de Meio Ambiente de São Jorge do Patrocínio (poder público), José Jorge Silveira (sociedade civil), Silvania Regina Stevanelli (sociedade civil), Andréia Martins Granado (setor empresarial) e Maricelia Bolsanello Leonel (poder público).

Um dos pontos positivos deste encontro, foi que duas das prioridades elencadas pelos delegados do município de São Jorge do Patrocínio, foram selecionadas para serem votadas na conferência estadual que será realizada em Foz do Iguaçu no mês de setembro.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também