CFR realiza a segunda edio da Feira de Trabalhos sobre a Agricultura Familiar Regional.

Sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 588 vezes


Ouvir matéria

Aconteceu nos dias 9 e 10/10 a segunda edição da Feira de Trabalhos sobre a Agricultura Familiar Regional. A mostra atraiu autoridades e recebe também professores, estudantes e comunidade em geral para conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelos mais de 80 alunos da escola. 
Na abertura, o prefeito Valdelei Nascimento, o Delei, destacou a importância da Casa Familiar Rural para o município e do trabalho harmônico entre todas as pessoas envolvidas na manutenção da escola e também a feira que está sendo realizada. “Essa escola é um diferencial para o município e nossa meta é investir mais para fortalecê-la ainda mais”, disse o prefeito anunciando que em breve os alunos terão também um programa de higiene bucal à disposição.
O coordenador da escola, Tarcio Douglas Kamitani, agradeceu a presença de todos e o empenho dos organizadores para o evento sair a contento. A diretora da Escola Estadual do bairro, Ana Dudek também falou do orgulho em ter no bairro e na Escola Estadual a Casa Familiar Rural. E a presidente da APM, Madalena Vieira Rodrigues, destacou o apoio da escola para manter no campo os filhos dos agricultores. “Meu filho é um exemplo. Pensava em ir morar na cidade, mas depois que passou a freqüentar a Casa Familiar Rural já mudou de opinião e diz que é possível ter renda e viver bem no meio rural”, discursou. 
Um dos representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep), José Carlos Castilho, e o chefe regional do Núcleo de Educação, Adalberto Carlos Rigobello, também enalteceram a importância da escola e da exposição. 
Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de São Jorge do Patrocínio, Paulinho Arias, representando os demais vereadores, o vice-prefeito Aparecido Falleiros, os chefes dos núcleos regionais da Seab, José Antonio Duarte, da Sert, Aletéia Sucupira, da Emater, Orivaldo Cândido da Silva, entre outras autoridades. 
A Fetafar 
A feira é uma amostra dos produtos produzidos no município de São Jorge do Patrocínio com os quais os estudantes têm contato nas aulas teóricas e práticas. E são eles quem fazem a exposição da forma como tudo é produzido, desde o preparado do solo até a colheita da mandioca, milho, café, entre outras culturas como a apicultura, sericicultura, pecuária, fruticultura, o artesanato e a história do bairro. Tem ainda uma equipe para falar sobre a Pedagogia da Alternância, um dos métodos que prioriza projetos como o da Casa Rural. 
A visitação ocorre até hoje ao meio dia. Uma das metas do evento é mostrar como funciona a Casa e incentivar a instalação de projetos semelhantes em outros municípios da região. No Paraná são pouco mais de 40 unidades. Na região de Umuarama, elas existem apenas em São J. do Patrocínio e Altônia.

 Veja Também