Agora é lei: Teste da Linguinha

O Município de São Jorge do Patroc&i

Terça-feira, 06 de outubro de 2015

Última Modificação: 06/10/2015 10:44:11 | Visualizada 1150 vezes

Saúde Cada Vez melhor Para Todos!


Ouvir matéria

O Município de São Jorge do Patrocínio no Paraná se destaca em promover a promoção em saúde, principalmente em atenção primária a fim de prevenir problemas futuros.

Desta forma, os profissionais da área da saúde se capacitam para melhor atender a população, garantindo que desde as primeiras horas de vida sejam acompanhados com qualidade, visando a prevenção em patologias futuras.

O Hospital de São Jorge do Patrocínio no Paraná no setor da Maternidade, dispõem de profissionais que avaliam o recém nascido desde os primeiros minutos de vida, todos os testes necessários exigidos por lei são realizados, testes que fazem parte de diagnóstico precoce e otimizam  tratamentos quando necessários.

Foi desta forma que desde o ano de 2013, a fonoaudióloga Vânia do Vale Batista Lima, que atende pelas secretarias de Saúde e Educação de São Jorge do Patrocínio, embasada pela Campanha Nacional do Teste da Linguinha, pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, em parceria com a Associação Brasileira de Motricidade Orofacial e Conselho Federal de Fonoaudiologia, ao participar de um WorkShop  curso de extensão sobre o Tema: Teste da Linguinha: Para mamar, falar e viver melhor com a fonoaudióloga idealizadora do estudo e pesquisadora da Unicamp Roberta Martinelli; propôs que durante os procedimentos pós-parto nas maternidades públicas seja feito um teste já muito aplicado em alguns estados e em várias cidades.

O Teste da Linguinha, um rápido exame onde se observa no recém-nascido a presença ou não de uma membrana sob a língua. A realização do Teste da Linguinha é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois através desse exame poderão ser detectados eventuais problemas de fala , problemas de sucção, por exemplo, podem levar o bebê a ser desmamado precoce, alem de acarretarem alterações do desenvolvimento de fala que acometem até a fase adulta, o diagnóstico precoce que possibilitem o tratamento imediato e a prevenção dos problemas decorrentes a este problema.

Agora em nosso Município, também contamos com mais um teste para promover a identificação precoce de alterações que possam estar presentes desde o nascimento.

 Galeria de Fotos

 Veja Também