ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SEMANA DO MEIO AMBIENTE / SJP 37 ANOS

NOITE AMBIENTAL APRESENTA MODA SUSTENTÁVEL, MAQUETES E DANÇAS

Quinta-feira, 28 de junho de 2018

Visualizada 94 vezes

Grande público lotos as arquibancadas


Realizada na noite de terça-feira, 26, no Ginásio de Esportes Francisco Colonelli, a Noite Ambiental marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente e, ao mesmo tempo, celebrando o 37º Aniversário de São Jorge do Patrocínio. Assim como em anos anteriores, houve grande participação do público, que tomou as arquibancadas do ginásio para apreciar as atrações e atividades programadas para a ocasião. No ato de abertura, participaram o vice-prefeito Ronaldo Tinti e sua esposa Leila Biázio, representando o prefeito e presidente do CORIPA José Carlos Baraldi, que encontrava-se cumprindo agenda de viagem à capital do Estado. Ainda participaram a primeira-dama Dulciléia Baraldi, o presidente da Câmara Municipal Jair Sampaio, a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Genicréia Tejada, a professora Vera Palozi, representando o esposo deputado estadual Claudio Palozi, representantes do IAP Cidnei Aparecido da Silva e Aldemir Gazolla, o diretor-presidente do Grupo Elmu Nuno Tiago Valente Caetano e esposa, o secretário de Meio Ambiente de Pérola Edson Bisarri e o diretor ambiental José Antônio Ferla, o engenheiro agrônomo da EMATER Rafael Meier de Mattos, secretários municipais, vereadores e demais lideranças. Todos sendo recebidos pelo secretário de Meio Ambiente Ronaldo Bunzel, a fiscal ambiental Aline Resende e a secretária executiva do CORIPA Nayara Raposo. Na ocasião, foram sorteados os prêmios entre os participantes da Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico, que durante a Semana do Meio Ambiente, recebeu os aparelhos inutilizados em instalação na Praça Alberto Romero. A organização do Passeio Ciclístico, realizado no dia 17/06 ainda entregou o prêmio (01 bicicleta 0 pedalada) ao participante mais idoso do passeio.  

DESFILE DE MODA RECICLÁVEL

Um dos destaques da noite foi um desfile de moda, apresentado pelo Grupo Melhor Idade, cuja matéria-prima dos modelos eram materiais recicláveis. Segundo a organização, a proposta foi transformar materiais descartados no dia-a-dia como latas de alumínio, sacos plásticos, tampas, revistas, jornais e restos de tecido em peças de vestuário, criando modelos criativos e funcionais. No total, quinze modelos foram confeccionados pelas candidatas, todas participantes do Grupo Melhor Idade, como parte das atividades do Projeto "Ajuda que espera está nos filhos da Mãe Terra", que integra a Melhor Idade e Centro de Atendimento Espaço Criança em ações de educação ambiental. Foram jurados no concurso: Pedro Lucas Pinheiro - Chefe Regional do Desenvolvimento Social da Região Umuarama; Genicréia Tejada Carreira - Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente; Cidnei Aparecido da Silva - IAP Umuarama; Aldemir Gazolla - IAP Cianorte; Sandra Caetano - Elmu e Rubens Sampaio - Empresas de Consultoria Ambiental. Os modelos foram apresentados na noite, em clima de um autêntico desfile de moda, com direito a passarela iluminada, música, corpo de jurados e breve apresentação das modelos, que desfilavam expondo detalhes de suas criações e recebendo calorosos aplausos de todo o público presente. Vicentina Reginaldo foi a vencedora da noite, com o modelo, cuja matéria-prima foi basicamente folhas de revistas e copos descartáveis, sendo considerado o mais criativo e funcional. Rosa Zaramella foi a segunda colocada, com um modelo confeccionado a partir de embalagens de chocolate e salgadinhos, adornados por tampas coloridas de garrafas PET. Edna Dalle Luche Colonelli foi a terceira colocada, com seu traje modelado com latas e argolinhas de cerveja. O presidente do Grupo Elmu, da cidade de Pérola, Nuno Tiago, juntamente com demais lideranças entregaram os troféus e premiações às vencedoras. "Foi um momento memorável e marcante para nossas participantes, que transmitiram, por meio deste desfile especial, a importância de cuidar do meio ambiente e de nosso resíduos sólidos", declarou o secretário Ronaldo.

DANÇA COM CRIANÇAS E MELHOR IDADE

As crianças do CMEI Zaíra Tiliacki Ornelas, Escola Municipal João Batista de Melo e Espaço Criança apresentaram números de dança e coreografias, com o tema "Meio Ambiente", em números coordenados pelas educadoras e monitoras. As apresentações demonstraram ritmos variados, todos abordando como  tema central a consciência ambiental e preservação da vida. A atividade foi muito aplaudida pelos presentes, destacando-se as coreografias das crianças e seus figurinos, confeccionados pela equipe de monitores e educadores da Secretaria de Assistência Social e CRAS. Os projetos sociais nos quais as crianças são atendidas incluem aulas de música, instrumentos, dança, pintura e bordado, informática e capoeira. O Grupo Melhor Idade encerrou as apresentações encenando uma coreografia juntamente com a instrutora Franciele Zago.

CONCURSOS DE MAQUETES

Os alunos da Casa Familiar Rural participaram de um projeto de construção de maquetes que retratam o Parque Nacional de Ilha Grande, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. As maquetes foram apresentadas ao público durante a Noite Ambiental e participarão de um concurso cultural, que escolherá a melhor representação do Parque Nacional construída pelos alunos. As votações são feitas por meio de redes sociais, jurado técnico e escolha entre os participantes da Noite Ambiental. Premiações serão destinadas à equipe vencedora. As maquetes devem ficarão permanentemente expostas em uma das sedes do Parque Nacional após o encerramento do concurso.  

 

Fonte: SEMMA / CORIPA

Fotos: Genivaldo Braz

 Outras Notícias