SECRETARIA DE JUSTIÇA, FAMÍLIA E TRABALHO LANÇA ESCOLA DE NOVOS LÍDERES PARA JOVENS DE 15 A 29 ANOS

Quarta-feira, 07 de julho de 2021

Última Modificação: 23/08/2021 09:00:54 | Visualizada 1218 vezes


Ouvir matéria

O Governo do Estado do Paraná através da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho / Coordenação de Políticas Públicas para Juventude tem trabalhado para contribuir com as respostas aos desafios impostos pela atual pandemia.​
Nesse sentido lançamos o programa “Escola de Formação de Novos Líderes”, em parceria com o Conselho Estadual da Juventude em parceria com a Escola de Direitos Humanos da SEJUF, em um movimento de continuidade dos processos de implementação de políticas públicas Estado do Paraná e municípios, reconhecendo a importância do protagonismo juvenil na sociedade e no mercado de trabalho.
O Programa “Escola de Formação de Novos Líderes”, onde jovens de 15 (dezessete) a 29 (vinte e nove) anos de todo o Paraná podem se inscrever nesse projeto em forma de "Workshop" que tem o objetivo contribuir para que os jovens tenham conhecimento da importância do seu papel na sociedade, saindo da invisibilidade, formulando e expondo suas ideias críticas, orientando o entendimento da questão da juventude em sua diversidade, em oposição à sua homogeneização e buscando seu pleno exercício da cidadania, conhecendo seus direitos e deveres. Além de também contribuir para o aperfeiçoamento pessoal, estimulando e preparando o(a) jovem para o ingresso e ascensão no mercado de trabalho, a descoberta de novas vocações, a visualização novas oportunidades de negócios, o melhor gerenciamento e a disciplina financeira, reforçando a necessidade do protagonismo juvenil na sociedade e no mercado de trabalho no momento de pós pandemia.
Neste sentido, a Assessoria da Juventude vem propor uma série de atividades a serem realizadas de modo descentralizado em parceria com os Centros da Juventude, a equipe dos Escritórios Regionais e com os municípios. Na forma de oficinas, serão trabalhados temas de qualificação, comportamento, ética e dos direitos dos jovens de modo a ampliar a qualificação profissional, o preparo e a compreensão dos jovens sobre inserção em seu contexto social. O curso terá uma duração rápida e dinâmica de quatro (04) horas, com a disponibilização de vídeos temáticos, debates e discussões sobre os temas apresentados.

O cronograma de atividades se dividirá em temas como Sociedade, estimulando a importância do protagonismo juvenil no espaço social e nas suas especificidades regionais. Políticas Públicas para a Juventude, informando e reforçando os direitos e deveres contidos no Estatuto da Juventude e a importância dos Conselhos Municipais da Juventude e a formação de novos líderes jovens na sociedade, além dos projetos para a Juventude, e por fim o tema Mercado de Trabalho, que será debatido assuntos como elaboração de currículo, comportamento em entrevistas de emprego, demandas e ofertas no Mercado de Trabalho, empreendedorismo e gerenciamento financeiro.

O Programa “Escola de Formação de Novos Líderes” será de forma online, terá seu lançamento e abertura das agendas no dia 29 de junho de 2021 até 14 de dezembro, com aulas ao vivo através da plataforma online - Google Meet, nas terças e quintas-feiras, conforme solicitado e agendado conforme preenchimento das vagas. Para o mês de julho, teremos aulas piloto apenas às quintas-feiras, sendo aberto o preenchimento das 90 vagas para a aula inaugural e após o preenchimentos destas vagas, os jovens inscritos serão alocados nas aulas subsequentes.

As aulas terão início no dia 15 de julho e este é o link para inscrição:
https://forms.gle/QkJWryuBoCqAueJE8

Os alunos inscritos também terão que fazer cadastro como cursista no sistema da ESEDH através do link www.esedh.pr.gov.br/Pagina/Cadastro-de-Cursista , para que no final do curso o jovem possa ter acesso ao seu certificado de participação neste sistema.

 Galeria de Fotos

 Veja Também